Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A alimentação no geral

Ir para baixo

A alimentação no geral Empty A alimentação no geral

Mensagem  Admin Ter Jul 01, 2008 12:15 am

Se as aves foram capazes de colonizar todas as partes do mundo, tirando as zonas extremamente estéreis, uma das que lhes permitiu tal feito foi a adaptação eficiente aos recursos alimentares dos diferentes habitats em que viveram. Desde as algas mais primitivas, como por exemplo a alga azul-verde até à carne podre das baleias e de outros mamíferos.

A alimentação no geral Camp_aves_br2

Bastantes aves são vegetarianas alimentando-se de raízes, tubérculos, folhas, ervas, sementes e de polpa de frutos entre outros tantos…
Um facto interessante e não menos surpreendente, é um quinto das aves que existem alimentarem-se fundamentalmente de néctar, sendo o colibri o nectivaro mais especializado.
Nas zonas inter tropicais onde há fruta em fartura, muitas aves tornaram-se frugívoras. Por exemplo os papagaios e alguns pombos, entre tantos outros, alimentam-se de fruta mole e polposa, visto ser fácil de bicar.
Já outras aves tornaram se granívoras, alimentando-se de sementes de um grande número de espécies vegetais. Ao alimentarem-se de sementes as aves contribuem também para a propagação das espécies das cujas sementes se alimentam.
Outra importante fonte de alimento são os insectos, visto poderem ser encontrados um pouco por toda a parte, seja no solo, entre as folhas ou troncos de árvores, ou mesmo no ar, pois as andorinhas alimentam-se dos insectos que voam na atmosfera.
Nos meios aquáticos, são os peixes e moluscos que constituem o alimento para muitas aves. No entanto a difícil captura dessas presas obrigou as aves a sofrer melhoramentos nos seus instrumentos de captura (garras e bico).
Há ainda aquelas que se alimentam de ovos e crias de outras aves, “saqueando” autenticamente os ninhos das outras aves.
Aves adultas e mamíferos constituem o alimento de um vasto rol de aves de rapina que se tornaram especialistas na sua captura. A maioria destas aves captura as suas presas com as garras, que são extraordinariamente poderosas. As corujas e os mochos alimentam-se, principalmente, de roedores, já as águias podem capturar presas de maior porte, como coelhos ou lebres.
Existem ainda as aves que são necrófagas, isto é, alimentam-se de carcaças e restos de presas capturadas por outros animais. Exemplos deste tipo de alimentação são os abutres que vagueiam a grandes altitudes à procura de uma carcaça.

A alimentação no geral Caracar%E1-44684-72

Por fim temos as aves omnívoras, ou seja, as que se alimentam de quase tudo o que seja comestível, não sendo difícil encontrar uma gaivota ou pega à procura de alimento no lixo.
Claro que tal adaptabilidade não seria possível sem a grande variedade de bicos, cada um especializado num certo tipo de função, que as aves possuem, pois é com este que elas pegam em objectos e alimentos.

A alimentação no geral Avefome

Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2008

https://aves.umforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos